“A Música no Trabalho de Parto”
Compartilhe
Hoje quem traz o tema é a doula Juliana, que foi a minha doula, consultora em amamentação, ombro amigo.
"Permanecer em seu próprio lar, aguardando as contrações mais vigorosas pode levar algumas muitas horas. E nada como curtir os últimos momentos da barriga escutando música. Esses momentos antecedentes do parto deve ser muito agradável para a parturiente e a utilização da música pode ser de grande valia, pois traz inúmeros benefícios trabalhando as emoções, o movimento corporal e principalmente a conexão com o fisiológico.
Claro que para gravar a playlist é importante o seu gosto musical, mas aqui falarei da música de outra maneira. Uma das maneiras que se trabalha com a música num atendimento naturológico, é a estreita relação dos sete chrakras e os instrumentos musicais. Cada um deles vibram em uma ressonância característica, e saber um pouco mais sobre eles pode te ajudar a escolher suas músicas e utilizá-la em cada fase do trabalho de parto.
-O primeiro e segundo chackra, de cor vermelha e laranja está relacionado aos instrumentos de percussão. Os ritmos tribais com seus tambores faz “descer” e conectar-se com essa energia terrena tão indispensável na mulher que vai parir. O samba, o pagode, o funk possuem características para fazer a parturiente “balançar as cadeiras”. Toda gestante deveria dançar e permanecer dançando durante todo o seu trabalho de parto.
- O terceiro chackra , de cor amarela está relacionado aos instrumentos de corda. O som do violão por exemplo, trabalha as emoções, e em trabalho de parto, pode ser muito utilizado naquele momento em que você está muito emocionada com a chegada do bb. Aqui utiliza-se muita MPB, e as músicas “de praia”.
-O quarto chackra, da cor verde, está relacionado com o sistema cárdio-respiratório, aqui entram os instrumentos de sopro. Também trabalha as emoções, num nível acima. A flauta, e os ritmos andinos podem ser uma boa pedida para se entregar ao amor pelo seu bb.
- O quinto chackra , de cor azul, está relacionado a voz. Cantar conecta um canal muito importante entre cordas vocais e períneo. Aqui entram principalmente as músicas de vozes femininas. Pode ser muito útil naquele momento só entre mulheres, e se todas cantares entram ainda mais em ressonância. Adoro cantar com minhas doulandas!
- O sexto e sétimo chakra, de cor turquesa e púrpura, estão relacionados principalmente a músicas que te faça alterar a consciência. Aqui entram as músicas de meditação, mantras, “new age”. Pode ser útil naqueles últimos momentos da fase ativa, onde as contrações são mais espaçadas.
A dica que eu dou seria dançar um ritmo mais quente com o companheiro, e também cantar uma música para o seu filhote, com letra que te marcou, a música ”de vocês dois”. Mas na maioria das vezes, no início da fase ativa é importante a concentração com o seu corpo, ouvir sua respiração, prestar atenção nos seu ritmo cardíaco e se entregar para as contrações mais efetivas. Aí o mundo pára e fica em silêncio para ouvirmos o som da vida nascendo!
Então? Qual música te marcou no nascimento?"
E respondendo a pergunta dela, eu cantei e dancei muito durante o meu trabalho de parto. Cantamos juntas, cantei sozinha, dancei créu ao som de nada. (talvez dos meus pequenos gemidos de dor... hahaha), mas a música Maybe Not, da Cat Power, foi a música que marcou minha gestação, e meu pós parto imediato. Pois cantei para Clarice assim que a abracei pela primeira vez, e ela dormiu!