O Valor da Fotografia de Parto - Ribeirão Preto - SP
Compartilhe
Fotografar transformações, é isso que vejo quando faço fotos de parto normal, parto humanizado... Afinal, sou fotógrafa de partos.
Olhar além do palpável, sentir as nuances, sentir o desenrolar dessa história. Perceber os sentimentos das pessoas envolvidas, os acontecimentos ao redor. Fotos de parto humanizado é isso. Se entregar e sentir a oxitocina no ar. Entrar em sintonia com parturiente e equipe. Em um ambiente de parto, todas as pessoas precisam se entregarm, e não é diferente na fotografia de partos. E isso pode durar alguns minutos, horas ou até mesmo dias.
Ser fotógrafa de partos exige disponibilidade de tempo, de energia, de amor. Quando contratada para fazer fotos de um trabalho de parto, minha dedicação para essa família começa na 38ª semana, e irá até o bebê nascer, e sem pressa - aqui eu respeito os tempos naturais, as escolhas das famílias, e 42 semanas é uma possibilidade viável de nascimento.
Além disso, fotografia de parto exige muito estudo sobre fisiologia, fases do trabalho de parto, como funciona a dinâmica do nascimento, uma pitada de conhecimento técnico para poder saber quando fotografar e quando pausarm, afinal, também sou mãe.
E o que fotografar. Quais movimentos são cíclicos e quais não irão se repetir mais? Atenção as expressões da parturiente para saber se está confortável com a presença ou se é melhor me retirar momentaneamente.
É necessário o entendimento de que eu sou uma interferência naquele momento e é minha responsabilidade não me transformar em uma interferência negativa. Por isso, tanto estudo para além da fotografia, para realmente saber o que é um trabalho de parto.
Tanto em um parto domiciliar planejado quanto em um parto hospitalar, todas essas premissas se aplicam!
Fotografia parto normal, publicado pela Revista Vogue
Fotografia de parto vale a pena?
Tudo isso que escrevi até agora, são as partes mais técnicas do trabalho que desempenho, mas agora eu posso fazer uma pergunta para você que me lê aqui: qual o valor da fotografia de parto? Qual o valor de ter o momento mais importante da sua vida registrado? Qual o valor de poder revisitar esse momento em fotografias que serão eternas no futuro? O valor sentimental de poder reviver essa história quantas vezes você quiser, onde você quiser, quantas vezes você precisar.
O valor de ter viva a lembrança da chegada de um ser que ocupará os seus dias, os seus pensamentos, o seu coração. O dia que tudo se transformou, que algo incrível nasceu, não só o filho(a), mas esse amor, esse amor que a gente não sabe nem explicar.
Um álbum de parto humanizado tem o poder de florescer todas essas energias e sentimentos.
A fotografia nos permite ter uma relação de auto confiança, de auto observação, e ainda ir além: se perceber através dos olhos de outra pessoa.
Fotografia de parto - preço SP
Mas afinal, quanto custo a fotografia de parto? Ter uma fotógrafa de partos entrando em sintonia contigo, sentindo tudo junto com você, cuidando para que os detalhes não sejam esquecidos, estando lá única e exclusivamente para isso, com o coração e os olhos, através da câmera, fazendo dessa história um livro do início de uma nova vida?
Eu possuo pacotes que contemplam o acompanhamento durante semanas - como citei no início do texto, que começam em R$1500 reais.
Como meu objetivo é possibilitar a realização de sonhos, eu facilito como posso a realização do ensaio de parto para minhas clientes, por isso, divido meus pacotes em 12x no crédito.
Acredito que o valor aqui vá muito, muito além de algo financeiro. A fotografia a longo prazo, é investimento. Mas o valor do contato, de ter uma pessoa junto que auxilie a criar o círculo de proteção do parto, um ambiente seguro, confortável, um olhar não-invasivo e humanizado, que possa criar afinidade para que a relação perdure para muito além da fotografia - é algo inestimável. Não tem como quantificar nem precificar.
O valor e a importância da fotografia do parto é imensurável.
Os hormônios que nos inundam nesse dia, tiram nossa percepção do agora (e é assim que deve ser) - nossa memória fica turva, e quando o puerpério vem, muitas vezes a insegurança vem junto, e vejo a fotografia como um alicerce para esse momento. O resgate da força que tivemos ao através esse mar de ondas, e que saímos dele muito mais fortes do que entramos.
Se você quiser mergulhar no meu trabalho como fotografa de parto e nascimentos, convido a conhecer meu portfólio de fotos de parto.
Se quiser conversar mais comigo, saber como é esse atendimento alinhado com a humanização do nascer que faço, vai ser um prazer imenso falar tirar suas dúvidas!
Eu sou uma fotografa documental de famílias, gestantes e partos, que admira demais a grandiosidade do nascer, que admira demais a mulher vivendo essa viagem, essa aventura. Vejo a grandiosidade do feminino, a potência do corpo que se transforma, que se abre, que dá a luz.
E é com esse olhar de admiração que as percebo em cada clique feito, em cada fragmento dessa trajetória que ficará guardado para sempre.
Fotos de parto normal, parto humanizado
A partir de agora, fique com um pouco do meu trabalho de fotografia de parto. Veja minhas fotos de parto normal, fotos de parto humanizado, entre outros :)
Momento que tive o prazer de também cuidar um pouco, registrado pela Obstetriz Ananda
Um abraço com muito carinho, e sempre pense sobre cada detalhe envolvido nesse momento (tanto quando procurar por fotógrafa de parto quanto para toda a equipe envolvida do nascimento), ele é único e merece ser vivivo com intensidade e respeito.
Momento também especial, encerrando esse ciclo: plantio da placenta:
Para encerrar, fotografias do meu trabalho de parto, acredito que o fato de eu ter experienciado esse momento influencia e muito no meu olhar sobre a fotografia de parto.
+ Leia também: Por que fazer acompanhamento do meu bebê?
+ Leia também: O que está por trás do cotidiano da gestação?